sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Anchoveta, novo peixe no mercado brasileiro

Chegou ao mercado brasileiro um peixe, concorrente da sardinha e do atum. E, olhem, tem tudo pra ganhar nesta disputa! 

As anchovetas vêm do Peru, são pequenas e Você pode comprá-las já em conserva ou congeladas limpas, evisceradas e sem cabeça. São ricas em omega 3 e 6 e, quando consumidas com a espinha, apresentam boas doses de cálcio e fósforo. Até aqui, tudo igual com a sardinha! As anchovetas ganham, no entanto, por terem menos calorias e (170 contra 210 em 100 g de peixe enlatado) e por apresentar menos colesterol. Fornecem, ainda, proteínas e metade da quantidade de sódio oferecida pelas sardinhas.


Preparei, hoje, anchovetas como escabeche, na pressão, e o resultado foi fantástico! Mais saborosas que a sardinha e passando bem longe da secura do atum, as anchovetas ficaram macias e inteiras. O que fiz foi comprá-las na versão congelada (1 kg), lavar uma a uma, dispor em camadas na panela de pressão, intercalando com tomates maduros e cebolas, ambos cortados em rodelas grossas. Poderia, mas não fiz, acrescentar rodelas de pimentões coloridos. O sal é a gosto e não exige muito. Você pode acrescentar uma pitada de pimenta calabresa (pessoalmente, nunca uso pimenta-do-reino, pois oferece mais contras do que prós...). Ao terminar de montar as camadas, acrescentei cerca de 200 ml de óleo (pode ser azeite de oliva ou outro óleo saudável) e completei, cobrindo as anchovetas com água. 


O Escabeche de Anchovetas ficou fantástico e foi aprovado pela família. E acredito que as anchovetas o serão, por toda a família brasileira!

Uma dica gostosa: mergulhe pão integral no molho do escabeche de anchovetas e saboreie!

Você pode encontrar uma receita com a versão enlatada neste site.

Jackeline Sarah
Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário