sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Tem razão, Aécio, é fantasia...

É madrugada, estou acordada. Uma leve dor de cabeça se insinua. Algo me incomoda. Estou, o tempo todo, pensando na dor que a morte causa. A morte, que não precisaria existir, mas insiste em permanecer por aqui. Quanta dor isso causa... é tudo o que posso dizer!

Algo mais me incomoda. Estava pensando, ainda agora, em como seria bom se eu pudesse voltar no tempo e gerar um outro futuro, onde os resultados das eleições presidenciais, no Brasil, fossem diferentes... Se eu pudesse mudar o segundo turno, se pudesse mudar o primeiro... Ah, quem dera fosse possível um futuro onde Eduardo Campos não tivesse feito a viagem naquele avião...


Eu sei, todos sabem, não há outro futuro para nosso passado. É que um momento de fantasia parece tomar conta do país e eu o percebi ao ouvir, de longe, a declaração da presidente Dilma Roussef sobre a responsabilidade do escândalo na Petrobrás ser do... FHC. Por trás da frase de efeito: "A impunidade leva a água para o moinho da corrupção", a presidente me pareceu procurar isentar-se da responsabilidade.


O nome disso é JUSTIFICATIVA. Eu sempre acreditei, disse e ensinei isso: quem justifica o erro, perpetua o pecado. Já escrevi sobre isso: justificativas me cansam! Como é cômodo atribuir a culpa de algo que está ocorrendo, escandalosamente, em seu governo, ao governante antecessor! O ex-presidente FHC bem falou ao dizer que a presidente Dilma deve tomar cuidado. Sou obrigada a concordar com o senador Aécio Neves:

"Dilma parece querer zombar da inteligência dos brasileiros ao atribuir o maior escândalo de corrupção a um governo de 15 anos atrás. Parece que ela volta a viver no mundo da fantasia".

Sim, fantasia. Fantasia onde uma grande parte da população está com seus olhos voltados para o dia 26 de fevereiro, quando o PMDB vai mostrar algo que todos precisam ver, pra provar que está sempre do lado do povo brasileiro. Fantasia onde o jeito, agora, é ficarmos ansiosos pelo programa de iniciativa do Executivo, que facilitará que os microempreendedores fechem suas empresas. Fantasia, onde ouço e vejo apelos por intervenção militar e impeachment, logo após, bem logo após aliás, de a maioria dos brasileiros ter confirmado nas urnas o atual governo.

Isso tudo me incomoda. Preciso me determinar a eliminar toda pequena corrupção da minha vida e influenciar meus amigos com esta decisão. Preciso ir à reunião da Rede Sustentabilidade em Ribeirão Preto, na próxima segunda-feira,  23/02, às 18:30 h, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Preciso ser quem sou e fazer o que apenas eu posso fazer nesta geração.

Há coisas concretas que podemos ser e fazer, pra mudar não o passado, mas o futuro. 

Por hora, preciso dormir. Preciso acordar e saber que o meu amigo voltou e está bem. Preciso fazer da minha fé uma alavanca, que me impulsione e impulsione os que andam comigo, rumo à construção de um mundo de Justiça, paz e alegria. E que começa bem aqui. De dentro pra fora de mim.

Jackeline Sarah
Escritora

Você pode rever a entrevista da presidente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário