segunda-feira, 16 de março de 2015

O Brasil na boca do mundo

Quando Flavio Augusto da Silva, do canal Geração de Valor, compartilhou este vídeo, questionou: é pra rir, pra chorar ou pra se esconder de vergonha?

Vejamos se consigo responder... Quando assisti ao video, embora reconhecendo o lado agradavelmente cômico do apresentador e o lado tristemente vexatório da realidade apresentada, decidi chorar.

Chorei, porque ainda estamos muuuito longe de encontrar solução ou descanso quanto aos problemas no Brasil. Ainda lutamos contra uma corrupção que, embora bastante concreta e significativa, é apenas emblemática, se considerarmos toda a corrupção que não apenas corroi todo o sistema, mas permeia a vida cotidiana de cada brasileiro.

De certa forma, precisamos reconhecer que os políticos que elegemos são aqueles que consideramos como os melhores brasileiros e, se não for assim, por que votamos? No momento político que vivemos, nossos governantes eleitos democraticamente, em sua grande maioria representam a nata corrupta de um povo corrupto... Parecem ser os piores entre os ruins... Por mais que isso me faça chorar, preciso admitir. 

Chorei por saber que o Brasil, embora tenha um povo tão lindo e um potencial tão grande, sempre é visto de forma estigmatizada pelo restante do mundo: país do carnaval, país do futebol e, agora às claras, país da corrupção. Não se pode esconder a verdade eternamente. 

Embora não haja provas concretas contra a Presidente Dilma, o fato de ela ter feito parte do Conselho da Petrobras enquanto os roubos aconteciam e sua postura de quase indiferença ao que o povo brasileiro pensa, são mesmo motivos para ridicularização. E para os protestos que se seguem aqui. 

Quem ganhou boa fama em tudo isso foi o brasileiro Panelaço, a quem todos os que ouvem as tristes e vexatórias notícias sobre o Brasil parecem querer aderir.

É, chorei, Flávio, até com vergonha fiquei. Só não consigo mesmo achar engraçado...

Assista o vídeo do Last Week Tonight, onde John Oliver mostra como o Brasil está na boca do mundo:





Jackeline Sarah
Escritora

O vídeo tem os direitos autorais reservados para Home Box Office Inc



Nenhum comentário:

Postar um comentário