quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Enxaqueca faz diminuir o ritmo...

Nos últimos dias em que fiquei sem postar (e, talvez, em muitos outros), havia um vilão na história: a ENXAQUECA! Então, nada mais justo que voltar postando algo sobre o assunto...

Segundo o Dr. Drauzio Varella, 

A enxaqueca é uma condição cerebral crônica caracterizada por crises de dor de cabeça pulsátil, de média ou forte intensidade, eventualmente associada a náuseas, vômitos, fotofobia e intolerância aos ruídos (fonofobia).

No meu caso, muita dor pulsátil forte do lado direito da cabeça, muitas náuseas, muita fotofobia e alguma fonofobia... E não dá pra não mencionar a aura, sintoma neurológico e visual, que acompanha a enxaqueca, funcionando como um aviso de que a crise está começando.

Algumas pessoas tomam medicamento bem na hora em que percebem a aura e conseguem abortar a crise. Pessoalmente, ainda não encontrei o remédio exato, talvez, nem encontre... Topiramato, muito usado como tratamento a longo prazo, fez-me mais mal do que bem, levando-me a um estado de profunda tristeza, sensibilidade e desânimo, com insônia e perda de apetite. E tive que tomar por dois meses, antes de poder começar a parar... Nunca mais! Naproxeno Sódico 550 mg pode ajudar, mas preciso ter muito cuidado, pois o uso contínuo dele causa em mim dores abdominais...

Houve um tempo em que fiz acupuntura e os resultados foram muito bons para o alívio das dores e diminuição da frequência das crises. Infelizmente, não posso voltar a fazer, agora. O custo do tratamento com acupuntura é bastante expressivo! Atualmente, tenho crises de enxaqueca seguidas, desde setembro-13... Estou tomando remédios homeopáticos e um deles, como previsto pela Dra. Juliana Santos, fez diminuir a fotofobia no quarto dia de uso. No entanto, continuei sentindo dores bem fracas e por pouco tempo em cada dia, exceto no 10º dia, em que a crise foi ultra-aguda, deixando o 11º dia paralisado.

É importante identificar os gatilhos para a enxaqueca, que variam consideravelmente de pessoa para pessoa. Podem incluir tipos de alimentos ingeridos, stress emocional, variações hormonais, por exemplo. Há, também, fatore agravantes quando a crise já instalou, como ruídos e luz em excesso, frio ou calor, acontecimentos que irritam...

Não tenho a solução para a enxaqueca. Drauzio Varella diz que não se sabe, ao certo, quais as causas dela. Certamente, postarei novamente sobre o assunto.

E, enquanto isso, vou aplicando as conclusões a que cheguei sobre os gatilhos, os agravantes e os atenuantes. Ah... Não escrevi sobre os atenuantes. Pra mim, ajudam muito: ficar no escuro e no silêncio total por algumas horas; diminuir o ritmo de minhas atividades; tomar líquidos, especialmente chás e sucos naturais; usar máscara Tempur pra dormir; ficar perto de pessoas que amo e sei que me amam, fazendo nada sério, evitando conflitos, apenas amando... Bem SLOW.

Um dia desses, vou postar sobre SLOW!

Até lá, leia o Dr. Drauzio Varella.

Jackeline Sarah
Escritora

Nenhum comentário:

Postar um comentário