quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Marta Suplicy erra ao falar de ação dos Black Blogs durante a Copa

Ao ler manchetes sobre o assunto, alguém poderia pensar: será que A Terra Girou pode ser classificado como um Black Blog? Mas, na verdade, foi apenas (mais) um engano da ministra da Cultura, Marta Suplicy.

Se Você não sabe o que são os Black Blocs, aproveite esta definição da Wikipedia: 

Black bloc (do inglês black, negro; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum, diferentemente de block: bloco sólido de matéria inerte) é o nome dado a uma tática de ação direta, de corte anarquista, empreendida por grupos de afinidade1 2 que se reúnem, mascarados e vestidos de preto, para protestar em manifestações de rua, utilizando-se da propaganda pela ação para desafiar o establishment e as forças da ordem.Black bloc é basicamente uma estrutura efêmera, informal, não hierárquica e descentralizada. Unidos, seus adeptos adquirem força suficiente para confrontar a polícia, bem como atacar e destruir propriedades privadas que representem a opressão gerada pelo capital.
As roupas e máscaras pretas - que dão nome à tática e visam garantir o anonimato dos indivíduos participantes, a igualdade entre eles e caracterizando-os, em conjunto, como um único e imenso "bloco".

E veja o trecho da entrevista em que a ministra pronuncia errado.

Foto do G1. Marta Suplicy visita Itapira e defende a realização
da Copa do Mundo (Foto: Reprodução / EPTV)
Jackeline Sarah
Escritora


Nenhum comentário:

Postar um comentário